Na apresentação que se segue, é dada uma ênfase aos progressos alcançados no campo da energia elétrica por ser esta uma das formas de energia que mais influenciou o comportamento humano nos dois últimos séculos. São mencionados aqueles que deram as contribuições mais marcantes neste campo, alguns nomes podem ter sido omitidos, outros aparecem entrelaçados no texto, porém no aspecto geral é dada também uma visão breve de certos aspectos humanos de alguns desses importantes personagens.
Neste mesmo período desta grande evolução da geração, distribuição e uso da energia elétrica, ocorreram também grandes progressos em outras áreas. No setor da energia mecânica, a parte relativa ao transporte teve na mudança de propulsão da máquina a vapor para os motores de combustão interna ( ignição/ explosão) o grande salto. A grande marca desta evolução pode ser observada nas ferrovias através das locomotivas a Diesel e nas estradas através dos automóveis e caminhões. No setor naval, os navios também passam a adotar o diesel na propulsão. Surge também o transporte aéreo com o desenvolvimento de motores que permitiram o avião mais pesado do que o ar voar. Nas décadas de 1910, 20 e 30, os dirigíveis ( Zeppelins, mais leves do que o ar) eram a grande atração do transporte aéreo. Foi através deles que foram desenvolvidas as primeiras rotas intercontinentais, a “ volta ao mundo” e os primeiros aeroportos. Com as dificuldades das tempestades ocasionais que interferiam na navegação destes , com o acidente do Hindenburg e com a aproximação da 2ª guerra [guerra] mundial, este tipo de transporte caiu em desuso.
Com o desenvolvimento do motor a jato para aviação o Zeppelin ficou superado no transporte aéreo comercial.
As ciências, as tecnologias, as artes e consequentemente todo o progresso da humanidade tiveram nesse período um avanço acelerado.
Nos dias de hoje os avanços da tecnologia da informática e comunicação ainda nos deixam perplexos .
Para aqueles que nasceram na 1ª metade do século passado esta visão dos progressos alcançados se torna mais abrangente. Principalmente quando resgatando a memória retratamos como era nos anos 40 , o rádio, o telefone e a distribuição de energia elétrica. Nos anos 50, surge, em escala ampla a TV, a vitrola, o disco de vinil e assim sucessivamente, são tantas as novidades acontecidas que envolveriam um texto muito longo para descrevê-las. Só para destacar vamos citar algumas a seguir: o rádio de pilha, o telefone sem fio, o vídeo cassete, o CD, o DVD player, o Walk man, o computador, o telefone celular, a interrnet.... Enfim, uma quantidade inumerável de inovações.
A vida no Planeta Terra é sustentada pela energia
Os organismos autotróficos retiram a energia diretamente da radiação solar, e os organismos heterotróficos retiram energia dos autotróficos. A energia capturada lentamente por fotossíntese é armazenada na forma de densos reservatórios que foram sendo acumulados ao longo da história da Terra, ficando à disposição dos heterotróficos, que podendo usar mais energia, evoluíram para os explorar
O Homo Sapiens pertence ao tipo heterotrófico; na verdade, a habilidade para usar a energia extrasomaticamente (exterior ao corpo) permite ao humano usar muito mais energia do que quaisquer outros heterotróficos que tenham evoluído. O controle do fogo e a exploração dos combustíveis fósseis tornaram possível ao Homo Sapiens libertar, num curto intervalo de tempo, vastas quantidades de energia acumuladas muito antes do aparecimento da sua espécie.
Usando a energia extrasomática com o objetivo de modificar cada vez mais o seu ambiente, e para fazer face às suas necessidades, a população humana ampliou de tal maneira os seus recursos base, que durante longos períodos estes recursos excederam as suas exigências
A energia causa modificações na matéria, ela se relaciona com a capacidade de produzir trabalho.
No grande universo que nos cerca, diversas são as modalidade de energia e exemplos destas são: a mecânica, a térmica, a sonora,a elétrica, a eólica, a solar, a luminosa, a nuclear etc.
Mas o que é energia? Uma definição física diz: energia é a capacidade de realizar trabalho que pode ser complementada com a interpretação das transformações que ocorrem em nosso universo.
Energia Mecânica
A energia mecânica pode ser interpretada como a soma da energia cinética e potencial que um determinado corpo possui.
A energia cinética de um corpo está associada ao movimento que ele possui; já a energia potencial está associada à posição de um corpo com relação a um determinado referencial.
Energia Térmica
Toda matéria é constituída por moléculas e essas, por sua vez, são constituídas por átomos. O grau de agitação que essas moléculas possuem em um determinado corpo é responsável pela energia térmica.
Energia Sonora
O som se propaga através de ondas em razão das vibrações impostas ao ar ou a um meio material em face de um dispositivo (cordas vocais, alto-falantes...).
Energia Elétrica
A diferença de potencial entre dois pontos que permite a passagem de corrente elétrica é responsável pela energia elétrica.
Energia Eólica
Os ventos são responsáveis pela energia eólica.
Energia Solar
Em razão das reações nucleares no Sol, grandes quantidades de energia são liberadas, são denominadas de energia solar. No nosso planeta é constituída pelos raios do sol que atravessam a atmosfera e chegam a superfície terrestre
Energia Luminosa
É a forma de energia que está associada à luz.
Energia Atômica
São as energias provindas do átomo em virtude dos processos de fissão de 1 e/ou fusão de 2 átomos.
Energia elétrica é uma forma de energia baseada na geração de diferenças de potencial elétrico entre dois pontos, que permitem estabelecer uma corrente elétrica entre ambos. Mediante a transformação adequada é possível obter que tal energia mostre-se em outras formas finais de uso direto como a luz, o movimento e o calor, segundo os elementos da conservação da energia.
É uma das formas de energia que a humanidade mais utiliza na atualidade, graças a sua facilidade de transporte, baixo índice de perda energética durante conversões.
A energia elétrica é obtida principalmente através de termoelétricas, usinas hidrelétricas, usinas eólicas e usinas termonucleares.
Hoje em dia estamos tão envolvidos pelo uso da energia elétrica que mal podemos perceber o quanto ela modificou o modus vivendi do ser humano nos 2 últimos séculos, assim como continua a causar modificações nos dias de hoje, principalmente no que tange à eletrônica (computadores, celulares, TVs, equipamentos médicos, aeronáuticos, espaciais ...).
Sobre estas evoluções havidas é muito interessante relembrar os principais personagens que contribuíram para este enorme progresso da tecnologia que tanto marcaram a nossa civilização . Estas pessoas foram tão humanas como nós, vieram das mais diversas nações desenvolvidas à época e de diferentes condições sociais. Cada um contribuiu com uma parcela da sua habilidade, inteligência, dedicação, abnegação, perseverança, crença em uma ideia e ideal( muitas vezes perseguida por razões políticas, econômicas, ideológicas, religiosas e familiares). Assim poderíamos identificá-los como os apóstolos da ciência e da tecnologia moderna.
Além dos personagens em si, veremos também algumas histórias verídicas que marcaram certas disputas e desentendimentos entre alguns deles.
A seguir em ordem mais ou menos cronológica e de interação veremos aqueles que mais marcaram esta fase do desenvolvimento :