Ar
O que é o meio ambiente?
O meio ambiente é composto por recursos naturais como a água, o ar, a fauna, a flora, os seres humanos, bem como uma série de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais.
Água
Bioma
Fauna
Flora
De acordo com a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, que ocorreu em Estocolmo, em 1972: “O meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas.”
Tal definição vem sendo utilizada por pesquisadores e políticos para definir a importância e abrangência do meio ambiente.
Na legislação do Brasil, a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), que foi estabelecida em 1981, pela Lei 6938, define o meio ambiente como “o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”.
Porque se preocupar com os recursos naturais?
Enquete - Recursos Naturais
Porque precisamos preservar o meio ambiente?
Enquete - Meio Ambiente
A importância da água - saiba mais sobre a importância da água para a criação da vida. Abaixo, a foto do ciclo de poluição da água demonstra como os poluentes manipulados pelo homem estão afetando os ciclos dos recursos naturais da Terra, que são essenciais para a nossa sobrevivência.
A água e a vida - A vida como a conhecemos na Terra desenvolveu-se graças às reações químicas baseadas em água e carbono. Existem diversos cientistas cujo principal trabalho é buscar a vida em outros planetas. No caso dessa importante tarefa, a água, em sua forma líquida, é provavelmente o principal indicador desse sucesso. E se os organismos podem prosperar em ambientes desagradáveis como em gêiseres, nas profundezas do mar, em resíduos tóxicos, em ambientes em que a água é muito quente, muito fria, muito ácida ou alcalina, por que não poderiam prosperar lá fora?
O que é o CO2 e como o CO2 impacta o meio ambiente?
O dióxido de carbono (CO2) também é utilizado pelas plantas durante a fotossíntese para produzir açúcares e pode ser consumido na respiração ou utilizado como matéria-prima para a produção de outros compostos orgânicos necessários ao crescimento e desenvolvimento das plantas. O CO2 é produzido, durante a respiração, por plantas, animais, fungos e microrganismos que dependem direta ou indiretamente das plantas para a alimentação. Pequenas quantidades de dióxido de carbono são emitidas por vulcões e outros processos de energia geotérmica, como fontes termais e gêiseres, e pela dissolução dos carbonatos nas rochas da crosta terrestre (saiba mais).
Como o dióxido de carbono impacta a sua saúde?
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, entre os poluentes que compõem os gases de efeito estufa, o dióxido de carbono (CO2) e o monóxido de carbono (CO) sobressaem-se. Entre os principais causadores dos gases de efeito estufa, destacam-se os problemas relacionados com os limites de partículas adotados para reduzir as emissões desses dois gases. O dióxido de carbono (CO2), descrito como um vilão em diversas páginas ao longo deste site, é gerado como um subproduto da combustão de combustíveis fósseis e da queima de matéria vegetal, entre outros processos químicos (saiba mais).
Lei do Ar Limpo, Poluição e as Partículas de Aerossol
Recursos Adicionais
©2009-2011 João B. Cabral e Carolina C. Murphy Todos os direitos reservados. Registrado no EDA (Biblioteca Nacional) - 495329.
Este livro está protegido pelas convenções internacionais de direitos autorais, como a Convenção de Berna para a Proteção das Obras Literárias e Artísticas, a Universal Copyright Convention (UCC) e pela Biblioteca do Congresso, localizada em Washington D.C.