meio ambiente

Ar

mundo sustentavel, sustentabilidade

O que é o meio ambiente?

O meio ambiente é composto por recursos naturais como a água, o ar, a fauna, a flora, os seres humanos, bem como uma série de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais. 

Água

recursos naturais, agua

Bioma

recursos naturais, ecossistema, bioma

Fauna

recursos naturais, bioma, fauna

Flora

recursos naturais, ecossistema, flora

De acordo com a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, que ocorreu em Estocolmo, em 1972: O meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas.” 

Tal definição vem sendo utilizada por pesquisadores e políticos para definir a importância e abrangência do meio ambiente. 

Na legislação do Brasil, a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), que foi estabelecida em 1981, pela Lei 6938, define o meio ambiente como o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”. 

Vida

 

Porque se preocupar com os recursos naturais? 

Enquete - Recursos Naturais

Qual o recurso natural mais escasso do terceiro milênio?








Porque precisamos preservar o meio ambiente?

Enquete - Meio Ambiente

Porque precisamos preservar o meio ambiente?








A importância da água - saiba mais sobre a importância da água para a criação da vida. Abaixo, a foto do ciclo de poluição da água demonstra como os poluentes manipulados pelo homem estão afetando os ciclos dos recursos naturais da Terra, que são essenciais para a nossa sobrevivência.


A água e a vida - A vida como a conhecemos na Terra desenvolveu-se graças às reações químicas baseadas em água e carbono.  Existem diversos cientistas cujo principal trabalho é buscar a vida em outros planetas. No caso dessa importante tarefa, a água, em sua forma líquida, é provavelmente o principal indicador desse sucesso. E se os organismos podem prosperar em ambientes desagradáveis ​​como em gêiseres, nas profundezas do mar, em resíduos tóxicos, em ambientes em que a água é muito quente, muito fria, muito ácida ou alcalina, por que não poderiam prosperar lá fora?

O que é o CO2 e como o CO2 impacta o meio ambiente?

O dióxido de carbono (CO2) também é utilizado pelas plantas durante a fotossíntese para produzir açúcares e pode ser consumido na respiração ou utilizado como matéria-prima para a produção de outros compostos orgânicos necessários ao crescimento e desenvolvimento das plantas. O CO2 é produzido, durante a respiração, por plantas, animais, fungos e microrganismos que dependem direta ou indiretamente das plantas para a alimentação. Pequenas quantidades de dióxido de carbono são emitidas por vulcões e outros processos de energia geotérmica, como fontes termais e gêiseres, e pela dissolução dos carbonatos nas rochas da crosta terrestre (saiba mais).

Como o dióxido de carbono impacta a sua saúde? 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, entre os poluentes que compõem os gases de efeito estufa, o dióxido de carbono (CO2) e o monóxido de carbono (CO) sobressaem-se. Entre os principais causadores dos gases de efeito estufa, destacam-se os problemas relacionados com os limites de partículas adotados para reduzir as emissões desses dois gases. O dióxido de carbono (CO2), descrito como um vilão em diversas páginas ao longo deste site, é gerado como um subproduto da combustão de combustíveis fósseis e da queima de matéria vegetal, entre outros processos químicos (saiba mais).

Lei do Ar Limpo, Poluição e as Partículas de Aerossol 

Até os Estados Unidos aprovarem a Lei do Ar Limpo, em 1970 e reforça-la em 1990, a poluição por particulas grossas pairando sobre estados da parte central e leste era um problema ignorado. A maioria dessas partículas na atmosfera eram feitas de sulfato, originário, como as emissões de enxofre a partir de plantas a carvão. 

Comparado com gases de efeito estufa, a poluição por partículas tem uma vida útil muito curta (cerca de 1 semana), para sua distribuição sobre a Terra é desigual. "O principal condutor de aquecimento é a poluição dessas pequenas partículas de aerossol", diz Leibensperger. 

"O que elas fazem é refletir a luz solar recebida, então vemos um efeito de resfriamento na superfície." Este efeito tem sido conhecida há algum tempo, mas a nova análise demonstra o forte impacto que a diminuição de poluição por partículas pode ter no clima regional. 

Os pesquisadores descobriram que as interações entre nuvens e partículas ampliou o resfriamento regional. Partículas de poluição podem atuar como locais de nucleação para gotas da nuvem, que podem, por sua vez, refletir a luz solar, mais que as partículas individualmente, conduzindo a um maior arrefecimento na superfície. 

A análise dos pesquisadores é baseado em uma combinação de dois modelos de sistemas complexos da Terra. Os dados da poluição vem do modelo GEOS-Chem, que foi desenvolvido pela primeira vez em Harvard e, através de uma série de muitas atualizações, desde então se tornou um padrão internacional para a poluição de modelagem ao longo do tempo. 

O clima de dados vem do modelo de circulação geral desenvolvida pela NASA Goddard Institute for Space Studies. Ambos os modelos estão enraizadas no valor de décadas de dados observacionais.

Recursos Adicionais

©2009-2011  João B. Cabral e Carolina C. Murphy  Todos os direitos reservados. Registrado no EDA (Biblioteca Nacional) - 495329


Este livro está protegido pelas convenções internacionais de direitos autorais, como a Convenção de Berna para a Proteção das Obras Literárias e Artísticas, a Universal Copyright Convention (UCC) e pela Biblioteca do Congresso, localizada em Washington D.C.