Termos adicionais: 
 
Dessalgação: processo de destilação que envolve a remoção de sais do óleo bruto. 

Destilação atmosférica: processo em que o óleo bruto é separado em diversas frações sob pressão atmosférica. Destilação a vácuo ou destilação à pressão reduzida: processo em que o resíduo da destilação atmosférica é separado em diversas frações sob pressão reduzida.  

Dióxido de carbono (CO2): descrito ao longo deste livro, é gerado como um subproduto da combustão de combustíveis fósseis e da queima de matéria vegetal, entre outros processos químicos. O dióxido de carbono também é utilizado pelas plantas durante a fotossíntese para produzir açúcares e pode ser consumido na respiração ou utilizado como matéria-prima para a produção de outros compostos orgânicos necessários ao crescimento e desenvolvimento das plantas. O CO2 é produzido, durante a respiração, por plantas, animais, fungos e microorganismos que dependem direta ou indiretamente das plantas para alimentação. Pequenas quantidades de dióxido de carbono são emitidos por vulcões e outros processos de energia geotérmica, como fontes termais e gêiseres, e pela dissolução dos carbonatos nas rochas da crosta terrestre[ii].  

Dutch Disease: é um termo usado para descrever os impactos negativos que a extração de petróleo causou à economia do governo holandês. Eletrodo: um terminal elétrico que conduz uma corrente elétrica dentro ou fora de uma fuel cell. 

Eletrólito: um composto químico que conduz os íons de um eletrodo para o outro dentro de uma fuel cell. É toda a substância que, dissociada ou ionizada, origina íons positivos (caátions) e íons negativos (ânions), pela adição de um solvente ou aquecimento. Dessa forma, torna-se um condutor de eletricidade.  

Elétron: uma partícula subatômica carregando uma carga negativa. 

Energia Potencial: é a energia armazenada, a energia de posição.  

   - Energia química: é a energia armazenada nas ligações dos átomos e das moléculas. Biomassa, petróleo, gás natural e carvão são exemplos de energia química armazenada. A energia química é convertida em energia térmica quando se queima madeira na lareira ou gasolina em um motor de carro.  

   - Energia mecânica: é a energia armazenada nos objetos pela tensão. Molas comprimidas e elásticos esticados são exemplos de energia mecânica armazenada.  

   - Energia nuclear: é a energia armazenada no núcleo de um átomo – a energia que mantém o núcleo coeso. Grande quantidade de energia pode ser liberada quando os núcleos são combinados ou separados. Nas centrais nucleares, dividi-se os núcleos de átomos de urânio em um processo chamado fissão. O sol combina os núcleos de átomos de hidrogênio formando o hélio, em um processo chamado fusão.  

   - Energia gravitacional: é a energia armazenada em um objeto a uma determinada altura. Quanto maior e mais pesado o objeto, mais energia gravitacional é armazenada. Ao pegar velocidade descendo uma colina íngreme de bicicleta, por exemplo, tem-se a energia gravitacional sendo convertida em energia de movimento. A energia hidrelétrica é um outro exemplo de energia gravitacional, em que a água de um rio é represada em um reservatório a uma determinada altura.  

   - Energia elétrica: é a energia armazenada em uma bateria, que pode ser usada para alimentar um telefone celular ou dar a partida no motor de um um carro. A energia elétrica é fornecida por partículas carregadas, chamadas elétrons, que normalmente se deslocam através de um condutor ( um fio, p. ex.). O relâmpago é um exemplo de energia elétrica na natureza, tão poderosa que não se limita a um fio. 

   - Energia cinética: é o movimento das ondas, das radiações, das moléculas, dos objetos e das substâncias.  

   - Energia radiante: é a energia eletromagnética que viaja em ondas transversais. A energia radiante inclui a luz visível, os raios X, os raios gama e as ondas de rádio. A luz é um tipo de energia radiante. A luz do sol é a energia radiante que fornece o combustível e o calor que tornam a vida na Terra possível.

   - Energia térmica, ou calor: é a vibração e o movimento dos átomos e moléculas dentro de substâncias. Como um objeto é aquecido, seus átomos e moléculas se movem e colidem mais rapidamente, provocando o calor. A energia geotérmica é a energia térmica da Terra. 

   - Energia do movimento: é a energia armazenada no movimento de objetos. Quanto mais rápido eles se movem, mais energia é armazenada. É preciso energia para obter o movimento em um objeto, e a energia é liberada quando ele se desacelera. O vento é um exemplo de energia de movimento. Um exemplo dramático do movimento ocorre em um acidente de carro, quando ele chega a uma paragem total e libera toda a energia de uma só vez. Nesse momento, seu movimento em um instante se descontrola. O som é o movimento da energia através de substâncias em ondas. O som é produzido quando uma força faz com que um objeto ou substância vibre, assim a energia é transferida através da substância em uma onda. Normalmente, a energia do som é muito menor que outras formas de energia.  

ERRATA (Energy Regulatory Reform Act): plano para desregulamentar a produção e distribuição de eletricidade, para atualizar a legislação ambiental em matéria de produção de energia, e para alterar as estruturas fiscais existentes.