O automóvel se tornou um dos maiores geradores de empregos e distribuição de renda na atualidade. Se avaliarmos a cadeia de produção de um bem de consumo complexo como o automóvel, podemos inferir que eles são uma valiosa fonte de empregos. Porque precisam de mão de obra tanto na sua fabricação que envolve um grande numero de fornecedores e componentes, quanto na mão de obra indireta relativa nas áreas de análise de projetos, apoio, revendedores, testes de qualidade, segurança, abastecimento e distribuição de combustíveis e etc. Depois de pronto, o automóvel entra em circulação e continua a envolver um outro exército de mão de obra, que são os mecânicos, eletricistas, lanterneiros, pessoal do transporte e distribuição de combustíveis, taxistas[i].

A cadeia produtiva é tão vasta que antes dos automóveis serem transformado em máquina também temos que levar em consideração os fornecedores dos insumos básicos para a indústria automobilística. Destes destacaremos os setores da metalurgia, as siderúrgicas e as fundições, já dentro do setor petrolífero, abordaremos a extração, o refino e a distribuição dos combustíveis bem como os empregos criados ao longo desta cadeia.

         1.2  Tabela A)              Cadeia de produção do automóvel 

Cadeia de Fornecedores / Tipo de Insumo (Exemplos)

Nível

Matéria-

prima

Borracha

Aço

Materiais não ferrosos

(Alumínio)

Dióxido de silício, Carbonato de sódio, Carbonato de cálcio

Petróleo e cana de açúcar

PRODUTO BASE

Peças

Componentes múltiplos

Componentes múltiplos

Componentes múltiplos

Vidros

Sintéticos Plásticos

Lubrificantes

Nível 3,

(ou nível 4)

Conjuntos

Acabamento (Pneus) Acessórios de fabrica

Acessórios

de fabrica diversos

Acessórios  de fabrica diversos

Acessórios (espelhos, vidros)

Acessórios

de fabrica (para-choque)

Nível 2

Sistemas

Incluso no

Veículo

Lataria,

Equip.

Eletrônicos,

Acabamento interno e externo

Lataria,

Sistemas e Equip.

Eletrônicos, Acabamento externo


Acabamento interno e externo, Equip.

Nível 1

Produto

Automóvel se torna o produto veiculo acabado

Linha de Montagem da Montadora

Cadeia de fornecedores e serviços adicionais por tipo de produto

Produtos

adicionais

Acessórios adicionais

(vedações especiais)

Acessórios adicionais

(peito de ferro)

Acessórios adicionais

(calotas, tampa de capota)

Acessórios adicionais

(Vidro colorido)

Combustível

(Gasolina, diesel, gás natural e etanol)

Lojas

Adicionais e Revendedor

Serviços

Transporte até a loja, Peças p/ reposição

Venda de Acessórios adicionais

Transporte até a loja,

Peças p/ reposição,

Desenvolve a marca (equip)

Transporte até a loja, Peças p/ reposição,

Desenvolve a marca (equip)

Transporta-do até a loja,

Peças p/

reposição

Lubrificantes transportados até a posto, Desenvolve da marca (posto)

Marketing da fabrica e das

Redes de Concessio-nárias

Produto final

Vários modelos

Vários

Vários

Vários

Vários

Distribuição e Vendas

































































 

Na cadeia produtiva as matérias-primas (consideradas de baixo valor agregado) - Incluem borracha, vidro, aço, plástico, derivados do petróleo e o alumínio. Ao longo dos últimos anos, o custo das matérias-primas aumentou significativamente, devido principalmente ao aumento do preço do petróleo e da borracha natural. Além disso sempre que possível, as empresas estão usando o alumínio e o plástico no lugar do aço, a fim de diminuir o peso dos automóveis, o que melhora a eficiência do motor e reduz o consumo de combustível.

Peças, conjuntos e sistemas (médio valor agregado) - Pára-brisas, bolsas de ar, auto falantes, GPS, entre outras são exemplos de peças. Enquanto a indústria automobilística como um todo se tornou mais consolidada, o setor de auto peças tende a permanecer fragmentado. Ele inclui quatro principais sub-categorias: fabricantes de borracha (pneus e vedações), equipamentos originais (como a Delphi e General Electric), fabricação de peças de substituição e distribuição de peças de reposição.

Linha de montagem (médio valor agregado) - Devido à combinação do aumento dos custos das matérias-primas e de pesquisa dos consumidores eterna para com o menor preço, as empresas estão procurando maneiras de cortar custos fora do processo de fabricação. As tendências recentes de redução de custos incluem a utilização de menor número de peças em cada componente do veículo, minimizando o desperdício e a redução da poluição industrial. Com isso, as peças tem de ser entregues a fábricas de montagem em uma base just-in-time. 

Marketing (Alto valor agregado) - Marketing é uma parte integrante da cadeia de valor, pois é uma das principais base para que o consumidores perceba e aceite o valor do veiculo. Montadoras e concessionárias tendem a trabalhar juntas para criar estratégias de marketing nacional, regional e local. Estes podem incluir publicidade de rádio e televisão, mídia impressa e ou on-line. Em 2005 por exemplo, a GM, gastou 67% mais em publicidade online do que no ano anterior

Distribuição, Vendas e Financiamentos (Alto valor agregado) - Depois de produção estar completa, os automóveis são enviados às concessionárias de todo o mundo para serem revendidos.


[i] Bardou; Jean-Pierre, Jean-Jacques Chanaron, Patrick Fridenson, and James M. Laux. The Automobile Revolution: The Impact of an Industry, University of North Carolina Press, 1982.