Os veículos híbrido-elétricos combinam os benefícios dos motores a gasolina e motores elétricos para proporcionar maior economia de combustível. O motor a combustível fornece a maior parte da potência do veículo e o motor elétrico fornece energia adicional quando necessário, como para acelerar e ultrapassar. Isso permite um motor menor e mais eficiente a ser usado. A energia elétrica para o motor é gerada a partir da frenagem regenerativa e do funcionamento do motor a gasolina, por isso os híbridos não tem necessidade de ser "ligado" a uma tomada elétrica para recarregar.

 
Foto: 1 esquema do carro.  

Quando um veículo híbrido é ligado, a bateria normalmente fornece energia a todos os acessórios (motor de partida, farol, limpador e etc.). O motor a gasolina desse carro híbrido, só começa a funcionar se a bateria tiver que ser carregada ou se os acessórios exigirem mais energia do que o disponível da bateria.

 

A partida na baixa velocidade assim como a aceleração inicial na velocidade de condução são fornecidos pelo motor elétrico que usa a eletricidade da bateria para alimentar o veículo. Se a bateria precisa ser recarregada, o gerador aciona o motor que passa a funcionar e converte a energia do motor em energia elétrica, que é armazenada na bateria. 



PARTE 1 - Em velocidades acima da média e em casos de maior demanda (como subridas ingrimes), o motor a gasolina e o motor elétrico podem funcionar ao mesmo. Eles serão utilizadas para propulsão do veículo. O motor a gasolina fornece energia para a unidade de tração-direta e o motor elétrico através do gerador.


PARTE 2 - O gerador também pode converter a energia do motor em electricidade e enviá-la à bateria para o armazenamento.



ULTRAPASSANDO PARTE 1 - Durante aceleração forte ou quando a energia adicional é necessária, o motor a gasolina e motor elétrico são ambos usados ​​para propulsão do veículo. 

 

FRENAGEM - A frenagem regenerativa transforma a energia dessa redução de velocidade em energia elétrica e a armazena na bateria. Em frenagem regenerativa, o motor elétrico é invertido de modo que, ao invés de usar eletricidade para girar as rodas, as rodas girando o motor e o fazem gerar eletricidade para a bateria, este mesmo processo ocorre na desaceleração.



Quando o veículo está parado, como em um sinal vermelho, o motor a gasolina e motor eléctrico desliga-se automaticamente assim a energia não é desperdiçada em marcha lenta. Todos os outros sistemas, incluindo o ar condicionado elétrico, continuam a funcionar.