Vivemos em uma sociedade baseada no
petróleo, e o petróleo que utilizamos é proveniente de plantas e resíduos orgânicos que foram enterrados milhares de anos atrás e mudou sob pressão e altas temperaturas. Com os custos altos e as dificuldades no fornecimento de petróleo e os
impactos ambientais devido ao aproveitamento de difícil. Surgem as perguntas: existe uma forma mais ecológica para replicar a Mãe Natureza?
Pesquisadores do Departamento de Energia dos EUA (DOE) e do National Renewable Energy Laboratory (NREL) estão procurando maneiras de tratar termoquimicamente a
biomassa para chegar a um produto final que é semelhante ao petróleo. Uma maneira de chegar lá é através de um processo chamado gaseificação.
A gaseificação da biomassa leva e aquece com vapor e ar para produzir gás de síntese, ou gás de síntese. Syngas é uma mistura de hidrogênio e monóxido de carbono - os blocos de combustíveis e produtos químicos. Após o gás de síntese passa por um outro processo catalítico, é possível fazer quase qualquer tipo de combustível relacionado ou química.
Mas copiar a Mãe Natureza raramente é fácil. Durante o processo de geração do syngas, alcatrão e outros componentes indesejados também são criados. Esses alcatrões podem sujar o processo de refinação e devem ser removidos do gás de síntese antes do passo de combustível-síntese. O NREL patenteou um catalisador de tar com reforma fluidizável que converte alcatrões em syngas adicionais para fazer syngas termoquimicamente derivados da biomassa pronto para a síntese combustível.