Pasadena, Califórnia - noite de segunda-feira, uma imagem da Resolução Experimento de Imagens de Alta Ciência (HiRISE) a bordo de câmera no Mars Reconnaissance Orbiter da NASA captou a rover 'Curiosity' (Curiosidade) e os componentes que ajudaram a sobreviver à sua aterissagem de sete minutos entre o espaço a sua localização atual na Cratera de Gale em Marte.

"Esta última imagem é mais uma demonstração do apoio inestimável da equipe do Mars Reconnaissance Orbiter e sua equipe irmã com a sonda orbital Mars Odyssey, os primeiros dias da Curiosity no planeta vermelho", disse Mike Watkins, gerente de missão para a Mars Science no Laboratório de Jet Propulsion Laboratory da NASA em Pasadena, Califórnia. "A imagem não só satisfaz a nossa curiosidade, como pode fornecer informações importantes sobre como esses componentes vitais realizada durante a descida, entrada e pouso, fora o pouso dentro de Cratera de Gale".

A imagem do local de pouso do Mars Reconnaissance Orbiter



A sonda Curiosity está no centro da imagem. "Este é o primeiro do que eu imagino que serão muitos retratos HiRISE tomados pela camera da Rover Curiosidade sobre a superfície de Marte", disse Sarah Milkovich, HiRISE cientista investigação no JPL. Quanto mais instrumentos da Rover Curiosidade as "primeiras imagens", estão vindo em linha, mais estão sendo downloaded por das 17 câmeras da rover. O último a entrar é da Mão Marte Lens Imager ou Mali. A câmara de cor está localizado na torre de ferramenta de rolamento no final do braço robótico da Rover Curiosidade. Os pesquisadores vão usá-lo para o tamanho natural, close-up vista de rochas e solos e também para as cenas mais amplas do solo, a paisagem ou até mesmo a propria Rover.

A Rover Curiosidade leva 10 instrumentos científicos com uma massa total de 15 vezes maior que as cargas úteis científicas dos robôs Spirit e Opportunity Marte. Algumas das ferramentas, como um instrumento a laser queima-ao controlo da composição elementar de rochas a uma distância, são os primeiros de seu tipo em Marte. Curiosidade irá usar uma broca e da colher, que está localizado no final do seu braço robótico, para recolher amostras de solo e pulverizadas de interiores de rocha, em seguida, peneira e dividir estas amostras em instrumentos analíticos do rover de laboratório.

Para lidar com este kit de ferramentas da ciência, a curiosidade é o dobro do tempo e cinco vezes mais pesado que o Espírito ou Oportunidade. O local de pouso da cratera Gale coloca o rover a uma curta distância de camadas de montanha interior da cratera. Observações da órbita identificaram minerais de argila e sulfato nas camadas inferiores, indicando uma história molhado.

HiRISE é operado pela Universidade do Arizona em Tucson. O instrumento foi construído pela Ball Aerospace & Technologies Corp em Boulder, Colorado A Mars Reconnaissance Orbiter e Mars Exploration Rover projetos são gerenciados pelo JPL para a Ciência da NASA Mission Directorate, Washington. O JPL é uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena. Lockheed Martin Space Systems em Denver construiu o módulo orbital.