O foguete, conhecido como Falcon 9, é uma nave espacial não tripulada que está levando carga para a Estação Espacial Internacional. O foguete foi lançado ontem na madrugada de 22 de maio, de Cabo Canaveral - FL. 



Durante uma entrevista coletiva, Brian Murphy do Observatório Holcomb da Universidade de Butler ponderou que este é um momento histórico para a NASA. "A única coisa que faz este momento incrível é que a Space X é uma empresa privada que está fazendo esse trajeto! Não é mais um governo fazer isso. Na verdade, a NASA alugou espaço na Falcon 9. Este é o futuro do nosso programa espacial, pelo menos, de baixa órbita terrestre." 



Murphy diz para empresas privadas, enviar foguetes para o espaço vai ser um campo rentável no longo prazo, considerando que esse projeto custou ao governo cerca de um bilhão de dólares só para lançar um serviço de transporte para o espaço. Existem outras empresas privadas que trabalham com esses ônibus, e a disputa é grande, porque a empresa fica livre para criar designs diferentes, os quais podem ser testadas.

Murphy diz que seria mais difícil para as empresas privadas para criar foguetes para ir para o espaço profundo. Devido a essas parcerias publico-privadas a NASA está a apostar na criação de naves espaciais de diversos tamanhos.