O novo data center da
Google em Changhua County, Taiwan, foi planejado para usar um sistema de armazenamento térmico.
Sistemas de armazenamento térmico é, normalmente, feito de gelo ou de líquido de arrefecimento, esses sistemas são usados para refrigerar edifícios durante o dia, através de uma troca de calor. Durante o dia as tarifas de eletricidade estão estão mais caras e as temperaturas exteriores em seus sistemas de condicionamento de ar estão muito mais altas.
À noite, quando as temperaturas baixam e existe uma queda de preços da electricidade, o gelo ou refrigerante é refrigerado ou congelado novamente, pronto para ser usado no dia seguinte.
Google diz que o centro de dados deve ser um dos centros mais eficientes e respeitadores da Ásia. A unidade vai custar cerca de US$ 300 milhões para construir e Google espera que essa unidade esteja on-line até o segundo semestre de 2013.
Em março, o gigante da internet anunciou que o seu centro de dados na Geórgia, EUA foi a primeira empresa de internet norte-americana a utilizar um centro de dados para conservar a água usando um sistema de reuso de água. O sistema, foi financiado pelo Google, mas é de propriedade da Autoridade de Água e esgoto de Douglas County. Esse sistema está ajudando a manter o rio Chattahoochee limpo, e ajuda na
conservação e abastecimento do reservatório de água.
No início do ano, o Google saltou para o primeiro lugar no Ranking do Greenpeace de "Cool Technologies", um ranking dos esforços globais de TI das empresas para combater as
alterações climáticas.
Um dos líderes em sistemas de armazenamento térmico, Colorado-Energy Ice, anunciou em fevereiro que ele está usando a AT&T On-Demand, um sistema de controle do dispositivo sem fio para gerenciar mais eficientemente suas máquinas de gelo montadas no telhado.